sexta-feira, 27 de maio de 2016

DE ONDE VEM O NOSSO SOCORRO ?


  Existe momentos nas nossas vidas em que muitas vezes nos encontramos diante de situações inesperadas, imprevistas e até mesmo impossíveis de serem resolvidas, olhando do nosso ponto de vista humano. Não foi muito diferente com o Salmista ao escrever o salmo 121, quando ele fala: Elevo os olhos para os  montes: de onde me vira socorro? O salmo 121 é um salmo de fé, um poema, uma canção de viagem. A estrutura do poema é : 
     1. A firmação que a ajuda vem sempre de Deus.(Sl 121.1,2)      Assim como fez o salmista muitas vez também nos perguntamos ao olharmos para os problemas e dificuldades que enfrentamos no nosso dia a dia: De onde  vem o nosso socorro? ou o que será agora da nossa vida, o que será agora do nosso Brasil diante dessa tão grande crise? O salmo não nos mostra quais eram as dificuldades que o escritor estava passando, ou o que ele estava enfrentando naquele momento, apenas ele descreve olhar para os montes. Mas diante daquela situação ele tem uma certeza absoluta, de onde viria o seu socorro e a sua ajuda. Em quem temos depositado nossa confiança em momentos de lutas, de crises e dor ? O socorro do salmista vinha do Deus que criou o céu a terra, ou seja um Deus  onipresente, onisciente e onipotente, e o nosso de onde virá?
   2. Palavra de louvor ao Senhor, que nunca dorme (Sl 121.3-6) O salmista conhecia intimamente o Deus que ele servia, e sabia que Ele não dormia, ou melhor estava atendo a todas as coisas que estavam acontecendo e que era poderoso para não deixar que ele vinhe-se tropeçar e cair na sua caminhada,  que Ele estava pronto para amparar, e estava junto dele a cada instante, como uma sombra a sua direita, que  não sai do seu lado. Muitas vezes agimos e pensamos que podemos fazer determinadas coisas por que ninguém vai saber ou ver, porém nos esquecemos que temos um Deus atendo a todas as nossas ações, sejam elas boas ou más, que Deus tenha misericórdia de nós e do nosso Brasil.
   3. A Firmação  de que Deus protege seu povo durante as jornadas. (Sl 121. 7,8). É possível que que várias seções deste breve poema fossem recitadas muitas vezes por pequenos grupos de peregrinos na longa jornada até Jerusalém, as pessoas tinham de para e dormir, momentos em que seriam de todo modo veladas por Deus. E baseado em tudo isso que o salmista demonstrava a sua confiança total em seu Deus, mostrando que não importava se fosse dia ou noite, entrada ou saída, o Senhor estava pronto para livra-lo do mal, não só físico, mas também na sua alma. É justamente na alma onde nós ficamos mais abatidos na hora na angustia, da dor e do perigo, sentimentos negativos como medo, insegurança, incertezas podem tomar contada da nossa alma quando estamos diante de algumas situações de risco.  Porém o salmista elevou os olhos para os montes e não deixou que a sua alma vinhe-se a se abater, nem se amedrontar, por que ele sabia que o Deus todo poderoso o guardava de todo mal. Glórias sejam dadas a Deus por que é a nossa única esperança. 

Que Deus nos abençoe e nos guarde de todo mal em nome de Jesus
        



Deixe o seu comentário 




Nenhum comentário:

Postar um comentário